Cuidar dos dentes e da boca é, na verdade, essencial durante a gravidez – prevenindo problemas e mantendo a rotina saudável
Estar grávida traz, com certeza, muito o que pensar e providenciar e a maneira como se cuida da saúde bucal não é exceção. Mas não é preciso ter receio de visitar o dentista durante esse período: as consultas odontológicas de rotina são seguras durante a gravidez, Sim!
É sempre bom avisar previamente ao consultório odontológico em que mês está a gravidez, claro, mas é certo que os tratamentos padrões podem e devem ser realizados. Aliás, fazer as consultas regulares traz inclusive a vantagem de poder conversar com o profissional sobre a futura higiene na boca do bebê.
Em qualquer caso diferente do comum, como inchaço, vermelhidão ou sangramentos, o dentista pode avaliar as alterações e colaborar com diferentes abordagens de tratamento além de dar conselhos especiais para a fase da gestação.
Aliás, nesse período surge um ponto importante para averiguar: a gengivite gravídica é uma inflamação comum causada em parte pelo aumento do hormônio progesterona e em parte pela presença de placas bacterianas. Ela pode começar já no segundo mês de gestação e ter pico no oitavo mas tratamentos de periodontia controlam a questão.