Quem tem o próprio negócio sabe das preocupações com a proteção do patrimônio, especialmente contra roubos e furtos. Não é só o caixa, produtos ou estoque que estão sob riscos, mas principalmente a integridade dos seus clientes, que podem se afastar definitivamente do seu comércio nesses casos. Por isso, os equipamentos de segurança eletrônica são cada vez mais necessários.
Hoje você conhecerá 5 opções de equipamentos de segurança eletrônica que você pode aderir ao seu negócio. Acompanhe!
Circuito Fechado de Televisão (CFTV)/Câmeras
Composto por câmeras de vigilância, esses circuitos são um dos equipamentos de segurança patrimonial mais utilizados por empresas. Com ele, o próprio contratante pode ter acesso a essas imagens em um computador ou smartphone, de onde estiver, via aplicativo.
Outro benefício das câmeras de vigilância é que elas inibem a ação de pessoas mal-intencionadas. Quando elas ignoram o aviso e a presença de câmeras, o equipamento segue sendo útil para identificar e registrar o momento de algum roubo ou furto que aconteça em sua loja.
O interessante é que você, como contratante, tem a liberdade para decidir os locais onde as câmeras serão posicionadas. O ideal é espalhá-las tanto pelas áreas de circulação dos clientes quanto nos setores internos, como na administração, direção e estoque.
Os alarmes e sensores são equipamentos de segurança tão populares quanto as câmeras. A vantagem é que eles não dependem da ação humana para reagir a uma tentativa de roubo, por exemplo.
Esses sistemas geralmente são apontados para portas, cofres e pontos de entrada e saída de pessoas. O seu funcionamento é baseado em sensores que usam ondas de ultrassom ou infravermelho para detectar movimentos. Quando acionado, os alarmes podem disparar sinais sonoros, emitir um alerta para a central de segurança e/ou enviar um aviso para o contratante.
Os alarmes normalmente são ativados e desativados por uma senha. Desse modo, somente pessoas autorizadas terão como desligar o sistema.
Controle biométrico de acesso
O controle biométrico já é uma solução voltada mais para o público interno da loja, isto é, os funcionários. Esse não é dos equipamentos mais baratos, porém é um dos mais eficientes. Ele somente autoriza a entrada de pessoas de acordo com a sua digital, estrutura facial ou leitura de retina.
Trata-se de um equipamento que dificulta bastante as fraudes e a entrada de pessoas não autorizadas. Esses controles devem ser posicionados nas áreas mais restritas da empresa, como a sala da direção ou o cofre.
Os botões do pânico são soluções integradas aos sistemas de alarme. Eles normalmente ficam posicionados em um ponto físico da loja, como em uma parede ou em um móvel, onde somente o gestor e seus colaboradores têm acesso.
Atualmente, também existem botões móveis e mais tecnológicos, como aplicativos para smartphones ou em formatos parecidos com alarmes de automóveis.
O objetivo é que ele seja discreto e esteja sempre por perto do usuário para acionar o alarme e a Central de Monitoramento para averiguar algum problema.
A proteção para automóveis, obviamente, não terá um impacto direto na segurança da loja e dos clientes. Entretanto, essa solução é boa para as lojas que costumam enviar representantes em carros próprios para negociar com fornecedores e parceiros de negócios.
Caso o veículo seja um patrimônio da empresa, ter um rastreador se torna fundamental para fiscalizar o consumo, o trajeto e ajudar na recuperação em caso de roubos.
Perceba que todos os equipamentos lembrados neste post têm algo em comum: a tecnologia. A facilidade e o controle dos novos dispositivos e sistemas vieram para otimizar a proteção patrimonial e aumentar a sensação de segurança para colaboradores e clientes. Assim, você garante uma qualidade de trabalho melhor para o público interno e uma experiência de compra mais segura para os consumidores.
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