Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, ir regularmente ao médico fazer exames de rotina e usar suplementos nutrientes e antioxidantes eficazes. Quem afirma é a especialista em geriatria e longevidade Dra. Odilza Vital, que, há pelo menos 30 anos, vem defendendo a nutrição biomolecular.
De acordo com a médica, a principal preocupação dos especialistas da área não é apenas a idade cronológica (que está registrada na certidão de nascimento) mas sim a biológica, que é a soma de todas as alterações psicológicas que ocorrem durante a vida. Na proporção em que nossos tecidos são mais ou menos afetados, nossos órgãos começam a deteriorar e nosso sistema imunológico declina. O envelhecimento biológico varia de pessoa para pessoa, mas há muito o que fazer ou deixar de fazer para retardar esse processo de envelhecimento.
Na vida moderna são adquiridos diversos hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce: uma alimentação rica em radicais livres, gordura saturada, excesso de bebida alcoólica, fumo, excesso de sol e principalmente o estresse.
Em um programa de antienvelhecimento, Dra. Odilza Vital não só alerta os pacientes para evitar esses fatores agravantes do envelhecimento, como também os estimula a praticarem a meditação, induzindo-os, muitas vezes, a buscarem uma religião.
“Procuro analisar o paciente através de uma visão holística, levando em consideração o equilíbrio do corpo, mente e espírito. A pessoa não precisa travar uma batalha contra a certidão de nascimento, mas pode seguir um programa para evitar o processo de envelhecimento precoce”, afirma.
Seu parceiro em trabalhos desenvolvidos no Brasil, o médico americano Mitchel Kurk, autor do livro “Pare de envelhecer e revitalize sua vida”, publicado há algum tempo no país, também segue essa mesma linha de medicina preventiva. Ele também recomenda atividade física e meditação para combater o estresse, um dos principais inimigos da longevidade e que, segundo ele, desencadeia a maioria das perturbações físicas e psíquicas do organismo. “São duas armas poderosas para uma vida revitalizada”, garante.
Dra. Odilza Vital lembra que o uso adequado de suplementos alimentares é fundamental para alcançar uma vida mais longa. Há mais de oito anos ela já recomenda para pacientes o extrato de pycnogenol, substância extraída da casca do pinheiro e cujos benefícios foram apresentados apenas recentemente no congresso sobre nutrição funcional e medicina ortomolecular em São Paulo. A endocrinologista explica que o pycnogenol potencializa a ação das vitaminas C e E inibindo a formação de coágulos nas artérias, além de prevenir a arteriosclerose por sua ação vasodilatadora.
Ela lembra que outra substância – o licopeno, extraído de tomates – tem também importante função antienvelhecimento ao proteger a próstata e o aparelho cardiovascular. Novidade no Brasil, o licopeno é usado em Israel com comprovada eficiência. O licopeno, esclarece Odilza, é sempre melhor absorvido pelo organismo junto com óleos, à semelhança da vitamina E, sendo assim recomendado o uso regular de azeite extravirgem.
Hoje já se sabe, acrescenta a endocrinologista, que uma vida saudável deve sempre combinar micronutrientes com uma dieta à base de vegetais, frutas e proteínas. Ela indica aos seus pacientes unha de gato, alho, salsa, temperos verdes, que são anticancerígenos, e afirma: “Quanto mais próximo você estiver da natureza, melhor você vai se sentir”.
A médica fornece algumas sugestões, que são tão simples, que às vezes colocamos de lado, como os bons hábitos da alimentação, a prática de exercícios, entre outros.
Evite margarina e gordura hidrolisada, que obstruem as artérias. O ideal é que se coma muito peixe. A carne vermelha em quantidade moderada, diferente do que muitos pensam, não mata ninguém. Ela é prejudicial porque geralmente é contaminada por hormônios ingeridos pelos animais, a grama que o gado come invariavelmente também já contém vários agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde. Já o queijo amarelo, ao contrário do que pensa a grande maioria das pessoas, muitas vezes tem menos gordura que o queijo branco.
A médica lembra ainda que as frutas e legumes devem ser bem limpos e, se possível, lavados com água filtrada. Além disso, ela recomenda fazer exercícios diários e caminhadas regulares, com duração de no mínimo 30 minutos. Os exercícios e as caminhadas ao ar livre ajudam a absorver a vitamina D3, o cálcio no intestino, além de ajudar na produção de endorfina que previne a depressão e estimula o sistema imunológico.
O iogurte também é um outro grande amigo da longevidade. As pessoas intolerantes à lactose – chamado açúcar do leite, por exemplo, pode tomar iogurte, que é bastante digerível. Além disso, ele é rico em cálcio. O iogurte também possui ainda bactérias da família lactobacillus, que são benéficas para o organismo, além de ser capazes de proteger o aparelho intestinal contra infecções.
As chamadas ervas tônicas também aumentam o vigor e a energia do organismo. Alguns exemplos são a centáurea européia (Erythraea centaurium), a falsa raiz do unicórnio (Chamaelirium luteum), genciana (Gentiana lutea), a mirra (Commiphora myrrha) e o álamo branco (Populus tremuloides). A médica indica ainda a ligústica (ligusticum linneaus), conhecida na medicina chinesa por revigorar a circulação sangüínea e a energia vital das pessoas.
Tudo isso alinhado a uma boa alimentação, a pratica de exercícios físicos e consultar-se regularmente com um medico fará com que a longevidade de vida, esteja ao alcance de todos. Fale com corretor e solicite uma cotação de planos de saúde, ele saberá qual será a melhor opção para você. Trazendo assim a segurança e praticidade para o seu dia a dia.