Uma boa saúde dental começa desde pequeno. Quanto mais cedo fizer uma visita ao dentista, melhor a chance de prevenir – a longo prazo – problemas dentais.
A primeira consulta odontológica do seu filho pode servir como uma chance dele se familiarizar com o dentista, consultório e equipamentos que serão utilizados. Esse dentista não fala apenas sobre saúde bucal, ele também conversa com o seu filho de um jeito que ele consiga entender tudo o que está acontecendo.
Muitos dentistas recomendam que a primeira visita seja perto do primeiro aniversário, mas tem profissionais que acreditam que essa consulta deva ser feita ao sinal do primeiro dentinho (uma grande preocupação para bebês e crianças é a Cárie da Primeira Infância, também conhecida como cárie de mamadeira ou de amamentação. Muitos pais não estão cientes de que a cárie pode ser causada pela amamentação, e que existem precauções que podem ser tomadas).
Se você possui um dentista, do qual você está satisfeito, verifique se ele trata crianças. Caso a resposta seja negativa, clique aqui e entre em contato conosco, conheça um de nossos planos Odontológicos e consulte a rede credenciada.
No geral, as mesmas considerações que você faria na escolha do seu dentista devem ser aplicadas na escolha para o seu filho. Porém, ainda existem algumas considerações a mais que podem ser feitas:
- O dentista tem como interesse cuidar de crianças? Existem vários dentistas pediátricos especializados nesse público, porém há muitos que não o possuem mas tratam de crianças também;
- A sala de espera do consultório é voltada para crianças? Tem brinquedos, livros e móveis infantis?
- Você ensina sobre o desenvolvimento dental para o seu filho? As causas e a prevenção de doenças dentárias.
- Descubra o que o seu dentista pensa sobre selantes. Eles eliminam partículas de alimentos que podem ficar presos nos dentes e causar cáries. São eles quem preenchem as fendas nas superfícies de mastigação nos dentes.
Se você está ansioso sobre as visitas ao dentista, tente não passar isso ao seu filho. Tente também agendar compromissos para suas crianças ainda pela manhã, isso porque elas tendem a ser mais cooperativas e atentas e, há uma menor chance de ter que esperar se você tiver uma das primeiras consultas do dia.