Pequenas quedas ou acidentes do dia a dia podem resultar em um dente quebrado ou machucados na região bucal. Seja em atividades esportivas ou em um simples momento de distração, de repente, surge a dúvida: quebrei um dente, o que fazer?
No post de hoje preparamos algumas dicas para te ajudar nessas situações. Confira os casos mais comuns de fraturas bucais e como proceder em cada um deles.
Corte ou sangramento
A primeira providência é colocar sobre o ferimento uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, a fim de controlar o sangramento. Em seguida, o indicado é procurar o auxílio de um médico ou dentista de um pronto atendimento, para que este defina se há ou não necessidade de sutura.
Fratura do dente
Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista.
Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor. Um escurecimento na coroa do dente pode indicar uma perda de vitalidade do dente, e um tratamento de canal se faz necessário.
Em dentes de leite, nem sempre esta alteração significa perda de vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deverá ser consultado, para fazer o tratamento ou acompanhamento.
E se houver perda total do dente permanente?
O reimplante do dente permanente é indicado, mas para que haja sucesso são necessárias algumas condutas:
- controlar o sangramento com gaze ou pano limpo;
- recolher o dente e pegá-lo pela coroa (parte de cima), não encostando na raiz;
- remover cuidadosamente resíduos com leite ou soro, sem esfregá-lo;
- colocá-lo de volta no seu lugar (no alvéolo) e procurar o dentista. Mas se não conseguir colocar o dente no lugar, também o mantenha no leite, soro ou saliva e vá rapidamente leve ao dentista.
Esse procedimento não pode ser feito com o dente de leite. Diante de qualquer situação de trauma, antes de tudo deve-se manter a calma, agir com rapidez e procurar imediatamente o dentista de sua confiança.
Como saber se preciso de um tratamento?
Assim como qualquer trauma na boca, você deve consultar seu dentista imediatamente para saber se um tratamento é necessário. O profissional examinará a área afetada e poderá fazer uma radiografia. Se a dor é causada por um dente fraturado, trincado ou lascado, você poderá tomar um analgésico simples. Tente guardar a parte fraturada do dente e levar ao consultório. Se for totalmente arrancado da boca devido a um trauma, transporte-o o mais rápido que puder. Com essas medidas, talvez possa ser possível recolocar seu dente novamente, ou seja, realizar o chamado reimplante mencionado anteriormente.
Como um dentista trata:
Dente lascado — Dependendo do tamanho da lasca, ela pode ser suavizada ou corrigida cosmeticamente. Outras opções podem ser o uso de facetas, coroas e restaurações. Peça ao seu dentista para lhe explicar sobre cada uma delas. Se uma restauração ou dente artificial for lascado, eles deverão ser substituídos.
Dente fraturado ou trincado — Dentes fraturados ou trincados devem ser restaurados assim que possível, para evitar danos posteriores. Pode ser necessário um tratamento de canal ou a extração do dente. Se a fratura atingir o esmalte e a dentina do dente, uma coroa, em geral, é o melhor tratamento. Lembre-se de que as fraturas nem sempre são visíveis, mesmo por meio de radiografias. Os sintomas podem ser dor durante a mastigação e sensibilidade a alimentos e bebidas frias, em alguns casos, até as bebidas quentes, bem como ao ar. Estes sintomas podem se intensificar com o tempo.
Dente avulsionado da boca — O segredo para o sucesso na recolocação de um dente é reimplantá-lo no local de onde saiu o mais rápido possível. Cada minuto que passa, um número maior de células da raiz do dente morrerão. Se possível, lave o dente apenas com água, e então o recoloque no local e corra para o dentista imediatamente. O dente deve ser segurado pela coroa, apenas, e não deve secar. O êxito do reimplante é maior durante os primeiros 30 minutos, com boas chances até duas horas após o trauma. Pode ser necessário que seu dentista faça um tratamento de canal uma ou duas semanas após o dente ter se estabilizado.
Dentes irremediavelmente perdidos, ou seja, que tenham sido extraídos por um dentista ou perdidos acidentalmente (avulcionados), devem ser substituídos. Isso evita problemas como dificuldade de mastigação e de fala, alteração de posição entre os dentes remanescentes, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) causada pela mastigação no lado onde há mais dentes, e um enfraquecimento do maxilar. As opções para a substituição dos dentes podem ser próteses fixas, próteses removíveis e implantes.
Mandíbula fraturada — Se suspeitar que você ou qualquer outra pessoa esteja com a mandíbula fraturada, não a movimente. A mandíbula deve ser mantida em posição com um lenço, gravata ou toalha amarrada em volta do queixo e por cima da cabeça. Compressas frias devem ser utilizadas para reduzir o inchaço (se houver), dirija-se imediatamente à sala de emergência de um hospital e chame seu dentista.
Você também pode se interessar:
Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário logo abaixo.