[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quantas vezes você recebeu uma proposta do seu Corretor de Seguros e não entendeu nada do que estava escrito ali.
Quantas vezes fechou seu seguro nas pressas, e quando realmente precisou do seguro, teve uma surpresa desagradável que não foi explicada no fechamento.
Escrevi este Post com intuito de, em 10 pontos resumidos, te explicar o que você realmente precisa saber para fechar o seguro do seu carro de forma consciente.
Acompanhando esses pontos, tenho certeza que você vai se livrar daquela surpresa desagradável como, franquia muito alta, RCF-V com valor abaixo do necessário, perder classe de Bônus em renovação e outros.
Se você tem dúvidas nesses termos, este Post é para você.
Separe 3 minutos para essa leitura e economize no seu seguro por muitos anos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
O Primeiro ponto que devemos nos atentar em uma apólice de seguro é a Data da Vigência. Esse é o período em que a seguradora tem responsabilidade sobre o seguro do seu carro. Uma vez finalizado essa vigência sem renovação de contrato, o veículo passa a estar sem cobertura de seguro. A negociação para essa renovação, deve iniciar pelo menos de 7 dias antes do vencimento do seguro, para que você possa ter tempo hábil e fazer sua escolha.
Além disso, após o final da Vigência, será solicitado uma nova vistoria no veículo.
Por isso, anote essa data em algum calendário, e fique sempre atento para obter a melhor proposta.
A Vistoria do veículo, serve para que a seguradora tenha conhecimento do estado físico do veículo. Neste momento ela irá analisar itens como: Amassados, avarias em vidros, estado de conservação dos pneus, se o veículo é proveniente de Leilão, e outros.
A exigência de vistoria será aplicada em casos de Seguro Novo, Alteração de Veículo (Endosso) na Apólice, Renovação de veículo com ano de fabricação maior que a idade máxima determinada pela seguradora (essa idade pode variar), aumento de alguma cobertura do seguro ou Renovação após o final da Vigência.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Renovando o seu seguro antes do final da vigência e seu veículo respeitando a idade limite da seguradora, você não vai precisar realizar outras vistorias.
Essa vistoria não tem custo e também não pode ser usada para transferência de documento, financiamento ou laudo estrutural.
Todo seguro vai disponibilizar uma assistência de reboque, essa assistência vai variar através de uma km acordada entre a seguradora e o cliente. Conforme o plano contratado, ela pode ter abrangência de 100km, 400km, 800km ou até ser com km Ilimitada.
Essa distância vai se referir ao ponto onde você está parado até o local onde você pretende ir, não precisando, necessariamente, ser sua residência. Por exemplo, se do local que o carro parou, faltam 100 km para chegar ao destino, você pode solicitar que o guincho te reboque até lá, e assim consertar o seu carro e ainda aproveitar da sua viagem.
No caso da km ilimitada, independente da distância que você estiver com o veículo parado, a seguradora vai te rebocar para qualquer lugar que você queira.
Além disso, algumas seguradoras oferecem o Taxi para família, hospedagem no local ou até passagem de avião para retomar para casa.
Por isso, é importante avaliar qual a recorrência que você costuma viajar, e quais os destinos mais comuns, assim pode optar para o limite de km correto ou até contratar o plano ilimitado.
O seguro será precificado conforme o perfil de utilização. É através dessas perguntas que a seguradora pode mensurar qual o risco ocorrer um possível Sinistro.
Existem diversos tipos e pesquisas na qual, através da análise deste questionário a seguradora terá uma decisão mais assertiva do risco que ela está assumindo. E através desta análise, ela poderá reduzir ou aumentar o custo do seguro, ou até mesmo recusar o seguro. Se ela entender que o risco é muito alto, ela pode simplesmente não aceitar.
Essa analise deverá ser feita com base no CEP de circulação, CEP de pernoite, tipo do veículo, idade do condutor, histórico de sinistro do condutor, e outros.
Todo ano que você renovar o seu seguro sem nenhum sinistro dentro do período de vigência, a seguradora vai te conceder uma Classe de Bônus.
É essa classe de Bônus que vai te garantir um desconto na sua renovação. Esse Bônus é seu, e você pode carrega-lo para qualquer seguradora que for renovar.
Existe também a possibilidade de transferência, mas pode ser realizada apenas se o novo segurado tiver sido principal condutor na apólice anterior.
A partir do momento que você cancelou o seguro ou deixou de renovar, a cada 30 dias irá perder uma Classe de Bônus, até chegar em 180 dias, quando todas os Bônus se expiram.
A Classe de Bônus máxima que você pode ter é Bônus 10, ou seja, pelo menos 10 anos de renovação sem sinistro.
Um termo bastante confuso na apólice de seguro é o PRÊMIO DO SEGURO. Ao contrário do que a palavra representa, esse não é um valor que você ganha, mas sim, paga.
Esse é o termo que se refere ao valor que deverá ser pago pelo seu seguro.
O pagamento do Prêmio na data estipulada, é uma das obrigações do Segurado.
A Franquia ou participação obrigatória do segurado, é um valor, determinado em contrato, que o segurado deve pagar em caso de colisão.
Importante saber, que essa franquia é cobrada apenas em caso de colisão e quando for necessário reparo no caso do próprio cliente. Em caso de Roubo, Perda Total ou conserto apenas de um veículo terceiro, não será necessário o pagamento desta franquia.
Existem 2 tipos principais de franquia:
• Franquia Obrigatória;
• Franquia Reduzida refere-se à 50% do valor da Franquia Obrigatória. Neste caso o valor do seguro (prêmio) terá um agravo. Além dessas, existem também a Franquia Majorada, que pode ser 125%, 150% ou 200% do valor da Franquia Obrigatória. Neste caso, a franquia aumenta e o valor do seguro sofre uma redução de preço.
Sempre pergunte qual o valor da sua franquia, e se caso for a Obrigatória, exija um orçamento com a Reduzida, pois muitas vezes a diferença no valor do seguro é irrisória.
RFC-V é abreviação de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, este é o valor disponível para indenizar um prejuízo ocasionado à um terceiro.
Essa cobertura vai indenizar uma colisão, na qual o segurado se julgue culpado, um atropelamento, um poste danificado, etc.
O RCF-V se divide em 3 tipos:
• RCF Danos Materiais: Para indenizar prejuízos materiais, como veículos, muros, postes, etc.
• RCF Danos Corporais: Indeniza atropelamento, ferimento em acidentes, etc.
• RCF Danos Morais: Indeniza ofensa ou violação aos princípios e valores de ordem moral, tais como liberdade, honra, sentimento,
dignidade pessoal ou familiar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
APP significa Acidentes Pessoais de Passageiros. É uma cobertura adicional com o objetivo de indenização por danos ocorridos aos passageiros do veículo segurado em caso de acidente.
As principais garantias oferecidas pelo seguro de APP são:
• Morte ou Invalidez Permanente;
• Despesas Médico Hospitalares.
E por fim, as cláusulas são as coberturas e benefícios adicionais oferecidos no seu seguro.
Esses benefícios podem ser, assistência residencial, cobertura de carro extra, descontos em centros automotivos, cobertura de troca de vidros, higienização em caso de enchentes.
Essas informações devem ser questionadas no momento do fechamento do seguro.
O objetivo desde Post é, em 10 passos resumidamente, te ajudar à entender melhor a apólice do seguro do seu carro. Utilize essas pontos sempre que for renovar o seu seguro, e assim poderá procurar pelo plano que mais se encaixe na sua necessidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”COTE AGORA O SEGURO DO SEU CARRO” color=”blue” link=”url:https%3A%2F%2Feticasegurosesaude.com.br%2Fcote-agora.html||target:%20_blank|”][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]
1 Comentário
[…] Os 10 pontos principais do seu Seguro Auto […]